top of page

CURSOS

OFICINA DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

 

A Oficina de Roteiro Cinematográfico, ministrada por Adriana Câmara, orienta os participantes para a elaboração de roteiros ficcionais audiovisuais.  Durante o curso, os participantes desenvolvem seus próprios roteiros, desde a primeira ideia até a obra pronta para ser filmada ou inscrita num edital.

Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Casa de Cultura Júlio Guerra - São Paulo
Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Biblioteca Clarice Lispector, Álvaro Guerra, Roberto Santos - São Paulo

A oficina é completamente prática e parte da ideia de que os alunos são plenamente capazes de criar, produzir, pesquisar, analisar, comparar, buscar conhecimento por si próprios, e cabe ao oficineiro provocar nos participantes a vontade de aprender por si mesmos e descobrir, na práxis, seus próprios caminhos artísticos.  Portanto, todos os encontros da oficina são de ordem prática para os participantes, seja na busca das informações e na análise e comparação das estruturas narrativas, como no processo de elaboração de cada etapa do roteiro, isto é, a escolha do assunto, as pesquisas sobre o tema, a criação da storyline, o design da trama, a construção das personagens, a elaboração da estrutura e da escaleta e a escrita em formato master scenes. A cada etapa do processo, os alunos contam com a orientação e a consultoria da oficineira. 

A oficina foi ministrada, em 2018, na Universidade AESO/Barros Melo e, em 2021 e 2022, através do programa Oficineiros da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, na Casa de Cultura Júlio Guerra e nas Bibliotecas Malba Tahan, Álvaro Guerra, Roberto Santos e Clarice Lispector.

Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Casa de Cultura Júlio Guerra - São Paulo
Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Biblioteca Malba Tahan - São Paulo

Seguem abaixo alguns dos comentários deixados pelos participantes dessas edições da oficina em suas redes sociais (Facebook e Instagram) @oficinasadrianacamara.

bottom of page